Sobre capitais
Distribuição da infraestrutura
Serie historica

Acesso a oportunidades

A facilidade com a qual pessoas de diferentes grupos sociais e níveis de renda conseguem acessar oportunidades nas cidades dependem essencialmente de dois fatores: como as atividades estão distribuídas na cidade e como o sistema de transporte gera conectividade entre as origens das pessoas e os destinos desejados. Os resultados apresentados fazem parte do Projeto Acesso a Oportunidades realizado em parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o ITDP Brasil. Os dados de acesso às oportunidades são apresentados em uma grade de hexágonos gerada para cada capital. Para cada hexágono são apresentados dados de percentual de estabelecimentos acessíveis, a população, a renda per capita e a posição dos hexágonos em relação à distribuição de renda por decil (quanto mais alto o decil maior a posição do hexágono em relação à distribuição de renda na cidade).

Distribuição da infraestrutura de mobilidade urbana

O acesso às oportunidades de trabalho, estudo, saúde e lazer, bem como a outros serviços públicos e privados, acontece em grande parte pela infraestrutura de transportes disponível no território. Quando esta infraestrutura é distribuída de forma desigual, uma parcela significativa da população tem mais dificuldade de acessar essas oportunidades. Isso contribui diretamente para o aumento da desigualdade social nas cidades e regiões metropolitanas. Nesta sessão é possível visualizar e comparar a distribuição da infraestrutura de mobilidade urbana em 9 capitais.

Série histórica

Compare o desempenho de duas ou mais capitais em uma data específica ou ao longo de um período de tempo. A comparação está sujeita à disponibilidade dos dados.